Artigos

Sobre as Doze Tribos

Josué (13/15)

Israel conquistou a Terra Prometida, mas isso não significa que tiveram descanso, os planos de Deus iam muito além da presença deles na terra. Áreas específicas, separar os levitas e fundar as cidades de refugio fazia parte da tarefa. Não tinham inimigos perturbando, mas tinham muito trabalho ainda. Dividir a terra é a única parte do chamado de Josué que ainda falta. O discípulo de Moisés meditou na Lei, enfrentou as guerras com as regras que o Senhor estabeleceu, agora deveria distribuir as terras com o mesmo temor e justiça descritos na Lei.

O povo que agora tem a Terra Prometida ouvirá da boca de um homem de Deus quais terras pertenciam a quem. Os israelitas foram escravos no Egito, eram opressos e agora verão que o sistema latifundiário baseado nos conselhos de justiça divina são justos, pois todos são filhos do mesmo Pai. A qualidade de vida na Terra Prometida será diferente daquela escravidão na terra dos faraós; o próximo, o estrangeiro e até o meio ambiente terá qualidade de vida. As Leis da boa vizinhança, de propriedade, de assalariamento e outras coisas que envolvem o cotidiano deverão ser respeitadas. A terra que emana leite e mel é uma terra de gente que pratica a justiça proveniente de um Deus justo e bom.

As doze tribos seria um confederado de israelitas que temiam a Deus cuidando-se mutuamente. Se não fosse para viverem conforme estes padrões éticos, os cananeus poderiam continuar vivendo na terra e maltratando os mais fracos. Deus os expulsou de lá para que gente mais decente ocupasse a terra. As doze tribos deveriam mudar a realidade social, politica e econômica daquela terra por meio da expressão da santidade que receberam do Senhor.

As doze tribos tinham um papel humanitário importante, assim como os filhos de Deus também tem. Fomos salvos pela graça, somos eleitos por Deus para a prática das boas obras. Jesus disse para darmos comida para quem tem fome, roupa para quem tem frio e visitar os que estão presos. As leis morais e éticas que Josué transmitiu ás doze tribos transcendem àquela época, nós também devemos observá-las.

Josué é um livro de conquista, de tomada de posse. Contudo, depois que a terra foi arrancada das mãos dos reis idólatras, um povo ético e de boas obras ocuparam o lugar. Deus tem nos dado muitas terras para semear as boas sementes da alegria, da justiça, da honestidade, da prontidão, do socorro e da decência.

A terra que Deus deu aos israelitas deveria deixar de ser a Canaã injusta, cruel e profana para ser símbolo da Canaã Celestial. Deus tem nos dado muitas terras prometidas. Que também nos dê o Espirito Santo para semear as sementes do Reino de Deus, e onde a planta de nossos pés pisarem, floresça a santidade, a justiça e o amor.

Deixe um comentário